Blog

HomeBlogMobile World Congress: RAD expõe virtualização e 4G sem queda de sinal
mobile-world-congress-2015-mwc-2015

Mobile World Congress: RAD expõe virtualização e 4G sem queda de sinal

O Mobile World Congress, vai ocorrer entre os dias 2 a 5 de Março, em Barcelona, na Espanha. Durante o evento, a RAD irá apresentar suas mais recentes tecnologias, voltadas para alavancar a produtividade e o lucro das operadoras no novo ambiente de negócios do setor, caracterizado banalização de demandas como o tráfego de big data, serviços computacionais em nuvem, jogos online, realidade aumentada e Internet das coisas (IoT).

Durante o MWC, a RAD irá expor inovações compreendendo as duas principais tendências do setor de telecomunicações. A Primeira dessas tendências é a corrida das Teles pela virtualização de suas estruturas, um movimento que já promete angariar investimentos de US$ 11 bilhões por parte das operadoras até 2018, segundo dados da empresa de pesquisa Infonetics, divulgados em dezembro último.

A segunda tendência do setor é o aprimoramento das redes 4G (ou LTE), surgida para acompanhar a verdadeira explosão da demanda de serviços móveis de qualidade multimídia, também conhecidos como Triple Play e Quad-Play.

No ano passado, a RAD investiu R$ 32 milhões em um laboratório de P&D, envolvendo mais de 100 especialistas dedicados ao desenvolvimento de tecnologias de virtualização. Recentemente, a empresa introduziu mundialmente o conceito de Virtualização de Funções de Rede Distribuída (D-NFV) e criou a D-NFV Alliance, liderando dezenas de fabricantes de tecnologia de telecomunicações que desenvolvem aplicações compatíveis com a sua nova tecnologia.

Ainda no MWC, a RAD apresenta as recentes atualizações de sua solução de garantia de serviços (Service Assured Access). Esta tecnologia é voltada para resolver um dos principais problemas das operadoras de serviços 4G, que é a frequente queda de sinal em comunicações desse tipo. Para solucionar esta falha, que causa grandes prejuízos ao setor e é uma das maiores causas de insatisfação dos clientes móveis, a RAD desenvolveu um dispositivo de sincronização, no padrão GrandMaster 1586, que realiza a sincronização em patamares de nano segundo. O novo dispositivo é compatível com as portas de serviço SFP existentes nos equipamentos de rede e oferece a sincronização automática após plugado nessas portas.

De acordo com Valter Teixeira, diretor da RAD do Brasil, resolver este tipo de problema é hoje uma das maiores preocupações da indústria de Telecom, especialmente no Brasil, onde o número de acessos 4G explodiu em 416,6% no ano passado, segundo dados da consultoria Teleco baseados em informações da Anatel. “Somente em 2014 foram adicionados 5,47 milhões de aparelhos 4G no Brasil, contra um total histórico de 1,31 milhões que existiam até 2013”, afirma Valter Teixeira.

Segundo ele, não garantir qualidade de serviços para assinantes de produtos com este nível de sofisticação significa para as Teles um alto risco de perda de clientes com maior poder aquisitivo.

Ainda no Mobile World Congress, a RAD, em parceria com a HP, irá realizar a demonstração de uma nova interface virtual (vCPE) de demarcação com o usuário que permite a implementação de roteamento virtual de vários serviços (VSR). Outro destaque será o lançamento da interface demarcação (NID) ETX-2i, além do novo orquestrador de D-NFV da família RADview.

Fiquem ligados, pois em breve tenho mais notícias da Mobile World Congress.

{}!

Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmailby feather

Written by

Baiano que ama tecnologia. Faz aplicações para a web, desenvolve e presta consultoria. Adora um jogo de xadrez e um hold´em. Editor do Kingars.com.br.