Blog

HomeBlogReview: Router Wifi Netgear WGR614 v7
netgear-wgr614v7

Review: Router Wifi Netgear WGR614 v7

Como prometido, passarei aqui minhas impressões, sobre o router Netgear WGR614 v7, na forma de mini-review.

Bom, já uso internet sem fio aqui em minha casa desde Setembro de 2007, quando resolvi de uma vez por todas sair do desktop e acabar com os fios. Desde essa época, venho usando o modelo DI-524 da D-Link. Ele não é o top de linha, mas vem funcionando de forma muito eficiente desde então. Nunca me deu problemas e nunca deu uma pane se quer.

Já andei “pendurando” nele, dispositivos diversos: Celulares, UMPCS, notebooks, netbooks, iPod Touch e o último a testar essa conexão, foi o meu recém chegado, Nokia N800.

Mas o que me fez querer testar o Netgear WGR614, já que o D-Link supria tão bem minhas necessidades? Primeiro, porque sou curioso, e claro, adoro testar novos gadgets! E segundo e principal, o alcance do router. Vamos aos fatos.

Um amigo meu, comprou um notebook e veio de brinde o router Netgear WGR614. Como ele não sabia colocar para funcionar, me chamou, e fui lá fazer o serviço. Configurei, coloquei para funcionar e fui embora. Por curiosidade, quando cheguei na frente de meu prédio (que fica a mais ou menos uns 150 metros de distância do dele) saquei meu celular, na época, um Nokia E61, e vi que captava sinal do router dele! Coisa que era difícil de acontecer com o meu, que estava a menos de 30 metros de distância. E eu ficava besta com isso! E não escondia a vontade de pegar emprestado para testar. Mas como ele usava sempre, nunca podia.

Certa vez, não sei qual o motivo, o router dele perdeu a configuração. Vi ai a oportunidade. Falei: “Rapaz, leve meu D-Link que já está configurado, basta plugar em seu modem que você já vai sair navegando”. E óbvio, ele aceitou de pronto.

E ai sim, pude testar essa pequena maravilha em forma de router. Bom, o motivo pelo qual ele perdeu a configuração, eu sinceramente não sei, mas fiz um reset, e configurei do zero. O wizard desse modelo em específico, o WGR614 v7, é excelente. Pois ao ser iniciado, ele conecta-se a seu modem e já adianta boa parte da configuração. Se você deixar, ele faz tudo, e você não altera nada. Mas não gosto disso. Prefiro eu mesmo fazer as minhas configs. Após tudo configurado e perfeito, parti para testes.

O que eu queria logo de imediato era que o sinal Wi-Fi cobrisse todo o apartamento e, tivesse bom alcance fora dele também; me permitisse acessar uma VPN PPTP e, me permitisse usar VoiP. Veja, não estava procurando nem um roteador que funcionasse como servidor de VPN, e nem que tivesse recursos de um ATA VoIP. E claro, desempenho satisfatório em downloads e, que se comportasse bem com muitas conexões simultâneas.

Antes dos resultados, algumas características:

Padrões:
IEEE 802.11b
IEEE 802.11g

Taxa de transferência de dados:
1 / 2 / 5,5 / 6 / 9 / 11 / 12 / 18 / 24 / 36 / 48 / 54Mb/s

Tipo de modulação:
SPI e Proteção contra ataque DoS
OFDM com BPSK, QPSK, 16QAM, 64QAM, DBPSK, DQPSK, CCK

Protocolos:
NAT
PPTP
PPPoE
DHCP (cliente e servidor)
Roteador estático e dinâmico com TCP/IP
Multi-VPN com pass-through (IPSec, L2TP)

Duplo Firewall:
WPA-PSK
WPA2-PSK
WEP de 40 (64) / 128Bits

Frequência: 2,4GHz

Antena: 2 dBi

Portas:
4 x LAN (RJ-45, 10/100Mb/s)
1 x Internet/WAN (RJ-45, 10/100Mb/s)

Quanto aos testes, todos funcionaram a contento, de acordo com a capacidade de minha banda curta/larga e a do aparelho.

O primeiro, foi ocupar as 4 portas ethernet com dispositivos que usem internet, e claro, consegui colocar 6 aparelhos (entre celulares e notebooks) acessando ao mesmo tempo. Tudo ok. Nenhuma perda de sinal, nem de pacotes na rede.

Testei o uso do VOIP através de ligações feitas por celular usando o software Skype, e funcionou muito bem também. Também acessei a VPN do local onde presto serviços e nota 10. A configuração para se usar tanto voip quanto vpn é fácil e sem complicação.

Outra coisa que gostei, é que, quanto mais alto o lugar onde ele fica, melhor o sinal. Acabei deixando ele preso na parede, em uma parte alta no quarto, o rendimento melhorou 60% no sinal. Fora que, como não acontecia com o D-Link, consigo acessar a minha rede sem fio a uma distância considerável de meu apartamento.

Bem amigos. É isso que tenho para falar deste excelente produto da Netgear. Uma coisa que não gosto, é o preço, pois aqui em Salvador, encontro ele em até R$ 199,00. Caro. Tá certo que vale o preço, mas poderia estar mais em conta. Ainda sobre preço, fiquei sabendo que no Extra, ele estava sendo vendido a R$ 99,00!! Mas dei azar, pois essa promoção acabou. Com certeza iria comprar, pois apesar de gostar muito do meu D-Link, iria comprar com certeza o Netgear.

Até o próximo mini-review!

Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmailby feather

Written by

Baiano que ama tecnologia. Faz aplicações para a web, desenvolve e presta consultoria. Adora um jogo de xadrez e um hold´em. Editor do Kingars.com.br.